Professores e acadêmicos participam de estudo sobre trabalho didático

Segunda-feira, 29 de Agosto de 2011

Nos dias 14 e 15 de setembro acontece a I Jornada de Estudos Sobre Organização do Trabalho Didático, evento realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas História, sociedade e educação no Brasil (HISTEDBR/MS). O objetivo da jornada é divulgar o resultado de investigações realizadas sobre a arte de ensinar e de pesquisas desenvolvidas para analisar o interior de uma escola.

O projeto reúne, aqui no estado, pesquisadores, docentes e discentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Anhanguera - Uniderp. A Jornada de Estudos terá exposição de diferentes trabalhos, conferências e mesas-redondas e pretende demonstrar algumas das possibilidades de investigação no que concerne ao trabalho didático sob a ótica historiográfica.
As atividades acontecerão na Rua Alexandre Herculano, 1400, Bairro Jd. Veraneio. Os interessados em participar como ouvintes devem confirmar sua adesão até o dia 9 de setembro, nos seguintes endereços de email: carla.centeno@uol.com.br e silvia.brito@ufms.br .

14 de setembro, 4ª feira

8:00 às 11:30 h Abertura; conferência de abertura
Tema: O manual didático na relação educativa
Conferencista: Prof. Dr. Kazumi Munakata
(USP-SP)
Debatedor: Prof. Dr. Gilberto Luiz Alves
(Universidade Anhanguera-Uniderp)

13:30 às 17:30 h Mesa-redonda
Tema: O manual didático como instrumento de trabalho na escola secundária (1835-1945)
Participantes: Profa. Dra. Ana Aparecida Arguelho de Souza (UEMS)
Profa. Dra. Carla Villamaina Centeno (UEMS)
Prof. Dr. Gilberto Luiz Alves (Universidade Anhanguera-Uniderp)
Prof. Dr. João Mianutti (UEMS)
Profa. Dra. Silvia Helena Andrade de Brito (UFMS - mediadora)

15 de setembro, 5ª feira

8:00 às 10:00 h Conferência
Tema: Os manuais didáticos em Ratke
Conferencista: Prof. Dr. Sandino Hoff (Universidade Anhanguera-Uniderp)
Debatedor: Profa. Dra. Ana Aparecida Arguelho de Souza (UEMS)

10:15 às 11:30 h Apresentação de pôsteres

13:30 às 15:30 h Mesa-redonda
Tema: O manual didático como instrumento de trabalho na escola normal (1835-1945)
Participantes: Profa. Ms. Enilda Fernandes (UEMS/UFMS)
Profa. Dra. Samira Saad Pulchério Lancillotti (UEMS - mediadora)

15:45 às 18:00 h Apresentação de comunicações orais e encerramento dos trabalhos.

ACS / Thaysa Freitas (acadêmica de Jornalismo)