Sisu abre consulta às vagas

Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2012

Os candidatos já podem consultar a oferta de vagas no portal do Sisu, do Ministério da Educação. Período de inscrições na primeira chamada deve começar no dia 7 de janeiro.

Os candidatos que pleiteiam ingressar em cursos de ensino superior em universidades federais já podem consultar a oferta de vagas no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (Mec). A consulta pode ser feita por localidade, instituição, curso e turno. De acordo com informações publicadas no portal, as inscrições estarão abertas entre 7 e 11 de janeiro, pela Internet.

Conforme o termo de adesão, a UFMS utilizará o Sisu para a seleção de candidatos para provimento de vagas nos cursos de graduação, para ingresso no 1º semestre de 2013. A seleção será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio Enem - referente ao ano de 2012.

Ao todo são 4.115 vagas. Neste processo seletivo serão reservadas 12,5% das vagas em cada curso, de acordo com a Lei nº 12.711/2012. Sendo assim, das 4.115 vagas ofertadas, 3559 serão para ampla concorrência; 82 para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 226 para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 54 para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 194 para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O termo de adesão da UFMS traz informações sobre o peso e nota mínima que deve ter sido alcançada no Enem para o candidato concorrer em cada curso de graduação e ainda os documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas.

Todos os editais e o termo de adesão da UFMS estão disponíveis no site da Copeve

Mais informações sobre as inscrições no Sisu e o cronograma da primeira edição de 2013 podem ser obtidas no portal do Mec