Universidade realiza I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na UFMS

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2013

Instituída por decreto do Ministério da Cultura, as comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na UFMS terão a duração de cinco dias de 21 a 25 de outubro trazendo para os participantes uma vasta programação que inclui sessões de cinema na hora do almoço, oficinas de origami e encadernação, mini-curso de noções básicas de Libras ( linguagem de sinais), treinamentos sobre o Portal de Periódicos da Capes, construção de currículo Lattes e utilização de normas da ABNT.

Instituída por decreto do Ministério da Cultura, as comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na UFMS  terão a duração de cinco dias de 21 a 25 de outubro trazendo para os participantes uma vasta programação que inclui sessões de cinema na hora do almoço, oficinas de origami e encadernação, mini-curso de noções básicas de Libras ( linguagem de sinais), treinamentos sobre o Portal de Periódicos da Capes, construção de currículo Lattes e utilização de normas da ABNT.

Também haverá palestras sobre jogos on line e história em quadrinhos. Serão oferecidas atividades paralelas como exposições de fotos e de frases participantes  dos  concursos  Biblioteca em Foto e  Por que é importante preservar material bibliográfico?. A revelação e entrega de prêmios aos vencedores desses concursos (escolhidas como as mais curtidas no facebook) será feita na abertura do evento, às 9 h, no andar térreo da Biblioteca Central. Também haverá apresentações musicais de alunos da UFMS.

Aberta à comunidade em geral, a programação inclui a exposição Respirarte Arte na Biblioteca, com a apresentação de 12 telas de artistas plásticos de Campo Grande, São Paulo e Paraguai, dentro do tema Biblioteca e Leitura.  Algumas telas são criações exclusivas, outras emprestadas dos acervos de Antonia Hanemann, Betinho Dolores, Cecílio Vera, Daniele Santana, Julio Cesar Alvarez Sosa, Leon Vieira, Lúcia Serrat Bueno, Lúcio Laranjeira, Monique Merlone, Desirée Melo, Miska Thomé, Zilá Soares .

Gentilmente, os artistas  cederam o direito de publicação dessas imagens e nós criamos marcadores de livros para serem distribuídos entre os participantes da Semana, informa Lucia Regina Vianna Oliveira, coordenadora da Biblioteca Central da UFMS. Queremos com este evento  e lançamento da campanha de preservação do livro despertar no usuário a consciência de que o acervo é de todos, assim como a tarefa de preservar material bibliográfico, confirma Lucia Vianna, lembrando que o acervo de uma biblioteca, num contexto universitário, conta pontos expressivos no reconhecimento e validação de  cursos pelo MEC/ INEP.

Márcia Meggiolaro / Biblioteca UFMS